17.1.06

Francisco Louçã

A candidatura presidencial de Francisco Louçã confunde-se com o Bloco de Esquerda. Dificilmente aconteceria de outra forma.
O comício em Santa Maria da Feira, segunda-feira à noite, deixou muita gente à porta da biblioteca municipal mobilizada também pela presença Sérgio Godinho para um interlúdio musical antes do discurso de fecho.
Depois das cantigas, ouvem-se apelos à "luta popular" e reclamam-se políticas verdadeiramente socialistas.
Fala-se do "povo trabalhador".
Poderia ser um comício do PCP que poucos notariam a diferença. Aliás, muitos dos rostos bloquistas são comunistas desiludidos que ganharam novo ânimo.
O que tem, afinal, o Bloco de diferente ? O recuperar de valores e utopias desgastados pelo PC embrenhado durante muito tempo na sua ortodoxia, a forma de comunicar que passa bem nos jovens universitários (Louçã é nisso um mestre), o ideal revolucionário e uma pitada de marketing explicam em parte que esteja a vingar no panorama político nacional.

1 comentário:

filipe guerra disse...

lamento escrever-lhe isto, mas de facto comparar um comicio do PCP com um do BE não tem nada de semelhante. Para começar no PCP o Sérgio Godinho não aparece em comicios.
Quanto ao resto convido-o a ler os programas de um e de outro partido, talvez chegue á conclusão que há muitas e profundas diferenças, asseguir pode ser que repara que tanto preconceito não faz muito sentido.
cumprimentos.