20.1.06

Notícias e jornalismo

É comum encontrar nos blogues "notícias". E até algumas cachas.
Aqui, por exemplo, confesso, foi a primeira vez que vi o ferry. Mas não quer dizer que os autores estejam a fazer jornalismo. Nem acho muito feliz chamar a isso, como agora é muito comum, "Citizen Journalism" (jornalismo participativo). Pode ser outra coisa, agora jornalismo acho que não deve ser.
Uma coisa é certa: muitos bloguers bem informados dão "notícias" e já rivalizam em grande medida com a imprensa escrita e falada que não parece ter a capacidade de resposta que devia.

2 comentários:

Nuno Q. Martins disse...

Os blogues, tal como os jornais e os meios de comunicação social, têm sempre pessoas por trás. São essas pessoas que controem a credibilidade do seu "espaço". No caso dos blogues, um leitor "normal/razoável" não poderá confiar a 100% numa "notícia/informação" cujo autor não é por si conhecido. No entanto, a questão da credibilidade também se aplica em relação aos jornais. Infelizmente, proliferam os jornais que roçam o insulto, não se coibem de proferir juízos de valor e tomar implicitamente posição sobre determinados assuntos. Continuo a achar que só há uma forma de "defesa" do cidadão comum: formação. O cidadão comum deve possuir um razoável sentido crítico para não se deixar levar atrás da letra de uma música só porque esta lhe soa bem...

Pedro Neves disse...

Caro Julio Almeida: eu considero que os blogs tb podem ser informativos. Eu tenho o DesportoAveiro e considero-o um espaço, essencialmente, de informação desportiva.