As escolas agora querem-se a tempo inteiro com prologamentos de horários e actividades de enriquecimento curricular.
São as expressões que mais temas de conversa suscitam por estes dias de regresso às aulas com alguns papás e mamãs ainda mais nervosos do que os filhos que entram na escola pela primeira vez.
No meu tempo de primária, não existia nada disto. Era improvisado, com desvios pelos campos e brincadeira farta até chegar a casa. Os resultados pedagógicos seriam reduzidos, mas a escola da vida faz-se dessas e de muitas outras coisas extra-curriculares.
Os tempos mudaram. E o Governo PS quis pôr o País educativo a um ritmo supostamente mais evoluído e com crianças a falar inglês, antes mesmo de saberem a língua materna !
Querer é um bom princípio mas não basta. É necessário dinheiro para pagar os custos.
E o ministério da Educação parece dar pouco para o que vai receber.
Se não fossem as autarquias, os ATL´s públicos e privados, assim como os pais, não daria para o brilharete.
Os prolongamentos colocam a nu as grandes dificuldades de muitas escolas públicas, antigas e mais recentes, que não têm a capacidade de resposta que o desafio governamental coloca, por falta de condições físicas e humanas.
É o caso de uma das últimas a ser inaugurada em Aveiro. Quase não têm fundo de maneio para fotocópias (e são as crianças que levam papel), a cantinha funciona no laboratório com as refeições pré-cozinhadas no dia anterior e o acesso do portão até ao edifício ficou sem resguardo para a chuva, eventualmente por defeito de arquitectura.
O mais importante será, no entanto, arrancar com isto. Para que as crianças aprendam e nós estejamos descansados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário